Menu


Parceiros




Publicidade




O PQNN - Programa de Qualidade Nelore Natural

As bases do Programa começaram a ser lançadas em 1999, quando o Sr. Carlos Viacava, recém eleito presidente da ACNB procurou uma consultoria de marketing, na pessoa de Zezito Marques da Costa, para uma avaliação de mercado e elaboração de um planejamento agressivo de marketing para fomentar a raça Nelore. O diagnóstico indicou que o melhor caminho para valorizar e divulgar a raça seria através do lançamento e do posicionamento da marca Nelore como a principal marca de carne no Brasil.

A partir daí iniciaram-se a promoção dos abates técnicos e avaliações de carcaças, através de uma metodologia desenvolvida sob a orientação do Prof. Dr. Pedro de Felício, que vieram fornecer o embasamento técnico para o desenvolvimento do projeto. Com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA desenvolveu-se então o Programa de Qualidade Nelore Natural - PQNN.

Foi no estado de Rondônia que a ACNB encontrou receptividade por parte de um grupo de pecuaristas visionários, que assumiram o compromisso de tornar o projeto uma realidade. Com o engajamento no projeto do Frigorífico Frigovira e do Hipermercado Andorinha, localizado na zona norte da capital paulista, estava criada as condições para que a marca Nelore Natural ganhasse as mesas dos consumidores.

O PQNN é um conjunto de normas e procedimentos para garantir o padrão de carcaças bovinas, sistemas de cria, sistemas de engorda e reprodutores da raça Nelore. A proposta é oferecer ao mercado um produto diferenciado por sua padronização e qualidade controlada.

O programa está baseado na simplicidade e praticidade, de forma que qualquer criador, recriador ou invernista pode participar, independentemente do tamanho de seu rebanho. As indústrias frigoríficas e os estabelecimentos de varejo devem ser habilitados pelo Programa.

Os animais devem ser mantidos a maior parte de sua vida alimentando-se de forrageiras, com ou sem suplementação, sendo que no período de terminação para o abate, podem receber dietas totais ou parciais em cochos, respeitando-se a legislação vigente.

O PQNN já alcançou números que o colocam como um dos maiores programas de qualidade de carne já implementado no país. Esta é uma vitória do agronegócio nacional. E este sucesso, deve ser creditado aos criadores, recriadores e invernistas que acreditaram, e continuam acreditando, na diferenciação pela qualidade. Às empresas de insumos que investem e apoiam a operacionalização do Programa. Às indústrias frigoríficas e aos estabelecimentos de varejo que permitem a materialização do projeto e premiam os produtores pela qualidade de seus animais.