Menu


Parceiros




Publicidade




ACNB

Instituição

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil - ACNB é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 7 de abril de 1954. Sua sede está localizada na capital paulista. Possui ainda um escritório no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba/MG. Tem por finalidade integrar criadores, invernistas e demais pecuaristas em torno de um objetivo comum: fortalecer e defender a raça que representa 80% do rebanho de corte nacional. A pujança da entidade é reflexo da versatilidade, capacidade de adaptação e potencial produtivo da raça e de seus criadores.

Missão

Posicionar o sistema de produção de carne a pasto, em clima tropical, como o verdadeiro conceito de carne de qualidade, tendo o Nelore como a tradução deste contexto. A fim de cumprir com o seu propósito de fomento e divulgação do Nelore, a ACNB promove e dá apoio a uma série de iniciativas que visam evidenciar as qualidades da raça e estimular o desenvolvimento da pecuária nacional.

Desde 1993, promove o Ranking Nacional da ACNB, com o objetivo de estimular e divulgar o progresso genético da raça. Com este mesmo fim, apóia a ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu na operacionalização do Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas – PMGZ.

Em 1999 iniciou uma nova linha de trabalho, estendendo sua atuação aos criadores de gado comercial, e assumindo um novo desafio: desenvolver uma marca para a carne do Nelore.

Assim teve início a promoção dos abates técnicos que subsidiaram o desenvolvimento e deram origem ao Programa de Qualidade Nelore Natural – PQNN. Desde 2001, a marca Nelore Natural. Boi de Capim. Carne Saudável. leva a marca do pecuarista até as mesas dos consumidores brasileiros.

Após o início das operações do PQNN, os abates técnicos passaram a ter a nobre função de mapear o desempenho frigorífico da raça Nelore no país e orientar os seus participantes quanto aos parâmetros de melhor liquidez de mercado. Passaram então a serem organizados sob a forma de um campeonato anual: o Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças, que posteriormente teve o seu nome alterado para Circuito Nelore de Qualidade.

A oficialização dos leilões Nelore promovidos no país é uma outra iniciativa da ACNB. A chancela de Leilão Oficial demonstra atitude e é o sinônimo da união dos criadores em prol do fortalecimento e valorização da raça.

O projeto mais recente da ACNB é a instituição da Universidade do Boi e da Carne, um órgão de difusão de tecnologia que pretende formar uma legião de multiplicadores, de forma a ampliar e potencializar o trabalho de disseminação de conceitos importantes à evolução do mercado.