Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

ABCZ lança Centro de Referência da Pecuária Brasileira – Zebu

 
 
Que tal encontrar todas as estatísticas e pesquisas ligadas às cadeias produtivas da carne e do leite em um só lugar? Agora é possível. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lançou no sábado, dia 02 de maio, em Uberaba (MG), o Centro de Referência da Pecuária Brasileira –Zebu (CRPB-Z), um incrível acerto de informações ligadas aos mais diferentes segmentos da atividade (pesquisa, genética, economia, produção, sustentabilidade, meio ambiente etc).
 
Trata-se de um espaço inédito, que não apenas complementa estatísticas oficiais, mas acrescenta com acervos pessoais e de instituições públicas e privadas. E, o melhor, dinâmico, podendo receber contribuições  periódicas, o que tornar o CRPB-Z um endereço único no país.
 
São vídeos, depoimentos, fotos, reportagens, livros, pesquisas e outros documentos que contam a história da pecuária (corte e leite) até hoje e contribui para entender o futuro. “Estamos incluindo no CRPB-Z, um projeto antigo da ABCZ – simplesmente os 81 anos de história da entidade. Mas não apenas isso. Buscamos contribuições históricas importantes, que ajudam a entender a importância da atividade para o Brasil e o mundo”, ressaltou Luiz Claudio Paranhos, presidente da ABCZ, no evento de inauguração do Centro de Referência, ocorrido no parque Fernando Costa.
 
A solenidade, aliás, foi prestigiada pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Marcos Montes, o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Irajá Abreu, e os secretários estaduais de Agricultura de Minas Gerais (João Cruz Reis Filho) e de São Paulo (Arnaldo Jardim).
 
Para acessar o Centro de Referência, consulte: www.crpbz.org.br
 
Homenagem a um estudioso – Aos 99 anos de idade, o zootecnista e agrônomo Alberto Alves Santiago foi homenageado na solenidade de inauguração do Centro de Referência da Pecuária Brasileira – Zebu (CRPB-Z) por sua enorme contribuição à história da pecuária nacional e, particularmente, da zebuína. Santiago é autor de dezenas de conteúdos (livros, estudos, depoimentos, pesquisas etc) que ajudam a contar a história da atividade e da genética importada da Índia. “Santiago dedicou sua vida ao zebu, estudando, compilando, organizando. É uma grande honra para o Centro de Referência ter todo o seu acervo. Agora, todos os interessados podem entrar no portal e acessar a obra de Alberto Santiago”, disse Luiz Claudio Paranhos, presidente da ABCZ.
 
Cooperação técnica e histórica – A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo assinaram no dia 02 de maio, durante o evento de inauguração do Centro de Referência da Pecuária Brasileira – Zebu (CRPB-Z) protocolo de intenções para o fomento da pesquisa do zebu em São Paulo. “São Paulo é um estado muito importante na história da pecuária nacional e, particularmente, do zebu. O objetivo dessa parceria é aproximar a ABCZ do Instituto de Zootecnia do Estado de São Paulo, órgão com dezenas de décadas de atuação em genética bovina”, assinalou o presidente Luiz Claudio Paranhos.


Fonte: Texto Assessoria
Data: 03/05/2015 11:42



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais