Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Evento em Goiânia marca início de nova etapa do Rally da Pecuária

O Rally da Pecuária 2015 inicia nova etapa em Goiás nesta 4ª feira, dia 20, com a realização de um evento gratuito, aberto a pecuaristas e profissionais do setor, a partir das 14h na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – FAEG (endereço abaixo). Na 5ª feira, técnicos da Equipe 4 seguirão para Nova Crixás para avaliação de pastagens e entrevistas com produtores e, na 6ª feira, finalizam a etapa no Estado visitando a região de São Miguel do Araguaia. No sábado, a Equipe 4 chega ao Tocantins, visitando propriedades nas regiões de Gurupi e Araguaína, onde concluirá suas atividades no Estado na 2ª feira, dia 25.

A expedição já percorreu os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e parte de Goiás. Em Minas Gerais, onde o Rally da Pecuária esteve antes de chegar a Goiás, técnicos verificaram que alguns produtores estão receosos com relação à tecnificação. No segundo maior Estado pecuário do país, ficando atrás de Mato Grosso, com 12% do rebanho nacional, pecuaristas relutam em melhorar suas propriedades por acreditarem que a pecuária será substituída pela agricultura na região visitada pela expedição, o Triângulo Mineiro. “É importante notar que esse receio por parte do produtor não está na descrença do benefício tecnológico, mas sim em relação ao futuro pecuário da região. Um dos produtores nos disse: “de que adianta melhorar a pecuária se tudo vai virar agricultura?”, relata Maurício Palma Nogueira, coordenador do projeto.

Principal levantamento técnico privado sobre as condições da bovinocultura no País, o Rally da Pecuária tem como objetivo realizar uma avaliação completa, in loco, das áreas de cria, recria, engorda e confinamento. Ao todo, seis equipes técnicas avaliarão a quantidade de animais confinada em 2014, a intenção de confinamento para este ano, índices zootécnicos, a oferta de animais de reposição, gado para abate e as condições das pastagens, fazendo amostras e avaliações aleatórias de mais de 500 pastos diferentes.

Nesta edição, as equipes visitarão ainda propriedades no Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre vistoriando, anotando pontos georreferenciados e fotografando pastagens para obter informações como homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, além de um histórico de utilização dessas pastagens relatado pelos pecuaristas. “Os estados visitados respondem por mais de 83% do rebanho bovino nacional e 90% da produção de carne”, explica Nogueira.

Em encontros agendados com cerca de 120 pecuaristas, técnicos conduzirão entrevistas para levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, estratégias nutricionais, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens e comercialização de animais.

No total, serão percorridos cerca de 60 mil quilômetros, com a realização de 13 encontros, sendo 8 eventos regionais para discussão de tendências de mercado, cenários e iniciativas para aumentar a rentabilidade na pecuária, e 5 eventos no formato do Circuito Rural, que acontecerão sempre entre 13h30 e 19h. Além das tendências de mercado, o Circuito Rural discutirá com os pecuaristas temas como: “21 arrobas em 24 meses: conheça o boi 7-7-7”; controle de invasoras e pastagens de alto desempenho; correção, fertilização e garantia da longevidade das pastagens; crédito, financiamento e linha ABC para a pecuária; a sucessão familiar no contexto da modernização contínua da gestão na fazenda; custos, resultados e tendências da aplicação de tecnologia na pecuária.

Realizado pela Agroconsult em parceria com a Sociedade Rural Brasileira, o levantamento técnico é patrocinado por Dow AgroSciences, Volkswagen, Fertilizantes Heringer, Phibro Animal Health, Banco do Brasil, com apoio da FIESP, AgroSatélite, AgroIpes, Associação Nacional dos Confinadores (ASSOCON) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente pelo www.twitter.com/RallydaPecuaria  e www.facebook.com/rallydapecuariaoficial

Evento Circuito Rural

Local: Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) – Rua 87, no. 662 – Setor Sul  Goiânia

Quando: 4ª feira, dia 20, às 14h

Roteiro – Equipe 4

DATA               MUNICÍPIO                  UF        OBSERVAÇÃO

20/mai qua      Goiânia                       GO       EVENTO Circuito Rural

21/mai qui       Nova Crixás                 GO       Pernoite

22/mai sex       São Miguel Araguaia  GO       Pernoite

23/mai sáb       Gurupi                         TO       Pernoite

24/mai dom     Araguaína                   TO       Pernoite

25/mai seg       Araguaína                   TO       EVENTO



Fonte: Assessoria Rally da Pecuária
Data: 20/05/2015 11:58



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais