Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Nova etapa de vacinação contra febre aftosa começa no próximo domingo

A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa, que começou em março, já contemplou os estados do Amazonas, Pará, Roraima e Rondônia. Agora é a vez dos demais estados, exceto Santa Catarina, que é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação. A vacinação é obrigatória para todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses.

 

A estimativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é que aproximadamente 170 milhões de bovinos e búfalos sejam vacinados nesta primeira etapa no País. Segundo o Mapa, o Brasil tem um rebanho de 212 milhões de bovinos e bubalinos. No segundo semestre de 2015, a vacinação contra a aftosa atingiu um índice de cobertura de 98,17%, de acordo com o Departamento de Saúde Animal do Mapa.

 

O criador tem até o dia 7 de junho para comunicar a vacinação ao órgão oficial de Defesa Agropecuária, ou através do sistema informatizado Gedave. É preciso ainda, declarar todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, tais como: equídeos (equinos, asininos e muares), suideos (suínos, javalis e javaporco), ovinos, caprinos, aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).

 

A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória. O pecuarista que não vacinar ou não comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária pagará multa por animal não imunizado.

 

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) orienta os pecuaristas sobre os principais cuidados a serem tomados na fazenda para garantir uma boa vacinação:

 

- adquirir vacina somente em estabelecimentos cadastrados pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária. É proibido o uso de vacinas adquiridas em etapas de vacinações anteriores. 

 

- a vacina deve ser mantida refrigerada, entre 2 e 8 graus centígrados, tanto no transporte como no armazenamento, em uma caixa de isopor com gelo. A vacina não deve ser congelada;

 

- escolher o horário mais fresco do dia para realizar a vacinação dos animais;

 

- vacinar de preferência no terço médio do pescoço (tábua do pescoço);

 

-  a dose é de 5 ml de vacina, independente da idade do animal;

 

 - usar seringas e agulhas higienizadas;

 

- manter os frascos da vacina resfriados durante a operação; 



Fonte: Assessoria de imprensa
Data: 26/04/2016 11:11



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais