Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

9ª ExpoGenética é aberta oficialmente no fim de semana

A 9ª edição da ExpoGenética foi aberta oficialmente no último sábado no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. Na cerimônia de abertura, que vai até o dia 28 de agosto, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Claudio Paranhos, lembrou que esteve presente nas discussões para o lançamento da primeira ExpoGenética, em 2008, e que a proposta se consolidou porque era necessário ampliar os conhecimentos de melhoramento genético das raças zebuínas.

Ainda no discurso de lançamento da ExpoGenética 2016, o presidente da ABCZ destacou a vocação da feira como ferramenta para a qualificação de pequenos produtores, a fim de democratizar as tecnologias aplicadas à seleção de bovinos. “Esse ano teremos o curso do Projeto Equação da Pecuária Eficiente. A proposta é possibilitar aos pequenos produtores um panorama da produção na sua fazenda, com um diagnóstico eficiente pra saber onde podem melhorar. Isso é importantíssimo para o presente e para futuro da pecuária”, explicou Luiz Claudio Paranhos.

Sumários

Durante a abertura oficial da 9ª ExpoGenética, foi realizado o lançamento simultâneo de cinco Sumários dos principais programas de melhoramento genético do Brasil. O Sumário Nacional de Touros das Raças Zebuínas (100% PMGZ/ABCZ), com as avaliações genéticas das raças zebuínas de corte, foi apresentado pelos superintendentes da ABCZ Luiz Josahkian e Henrique Ventura. “O melhoramento é um processo que altera o perfil genético de um rebanho, por isso, é preciso pensar como tomar decisões, e é aí que entra o trabalho dos programas de melhoramento genético.”, destacou Luiz Josahkian.

O papel do criador dentro do processo de seleção do rebanho também foi citado pelo superintendente da ABCZ. “O criador precisa entender onde ele está, como ele está e onde ele quer chegar. Avaliando sempre as condições de mercado, de manejo, as condições climáticas e conhecendo o material genético que ele tem para trabalhar.

Além do lançamento do Sumário do PMGZ, durante a abertura da ExpoGenética, foi realizada a apresentação dos seguintes sumários: PAINT, ANCP, IZ e Geneplus. Os representantes de cada programa tiveram 20 minutos para a apresentação detalhada de conceitos, parâmetros e índices. Falaram respectivamente André de Souza e Silva (PAINT), Luís Gustavo Figueiredo (ANCP), Maria Eugênia Mercadante (IZ), Antônio Ferreira Rosa e Urbano Abreu (Geneplus).



Fonte: Assessoria de imprensa e ABCZ
Data: 22/08/2016 14:20



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais