Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Circuito Boi Verde realizado em Mineiros surpreende pela quantidade de animais jovens e pesados

A Agropecuária Baumgart, conhecida como Fazenda Reunidas Baumgart, foi a grande vencedora da 5ª etapa do Circuito Boi Verde, promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). O campeonato aconteceu entre os dias 06 e 07 de outubro, na unidade do Grupo Marfrig, instalada no município de Mineiros, em Goiás.

 

Na ocasião, foram abatidos 515 animais da raça Nelore, de quatro criadores da região. Do total, 89,5% tinham menos de 18 meses; 86,5% acima de 18 arrobas e, 86,6% acabamento mediano ou uniforme. Vale destacar que nesta etapa do Circuito Boi Verde, nenhum animal apresentou gordura excessiva. “Mineiros nos surpreendeu pelo peso das carcaças e o excelente acabamento de gordura. E todos os lotes com animais muito jovens”, afirma Guilherme Alves, gerente de produto da ACNB.

 

Alves e a equipe da compra de gado do Marfrig em Mineiros verificaram os lotes que chegaram na véspera do abate, que já demonstravam a excelência da raça Nelore, pesados e bem acabados. “Os criadores da região esperam pelo dia do Circuito para entregarem os seus melhores bois, gerando uma competitividade sadia, que resulta num produto final de qualidade superior”, afirma Rodrigo Carvalho Meneses, gerente de compra de gado da unidade do Marfrig em Mineiros.

 

Os abates técnicos foram realizados durante a manhã da última sexta-feira (07/10) e foram acompanhados de perto por Nelson George Wentzel, gerente administrativo e zootecnista da Baumgart, que participou do Circuito Boi Verde pelo quinto ano consecutivo.

“O campeonato serve como uma auto avaliação do trabalho que executamos na fazenda, para saber se estamos no caminho certo, focado no melhoramento genético e do acompanhamento nutricional. Todos os nossos lotes da Baumgart eram jovens e muito pesados.”

 

Segundo Wentzel, a Baumgart vem trabalhando para que os animais ganhem peso o mais rápido possível e temos conseguido isso. “Pelo segundo ano consecutivo entregamos animais com menos de 18 meses pesando mais de 23 e 24 arrobas.”

 

O foco da Agropecuária Baumgart está voltado à agropecuária intensiva e de alta tecnologia, buscando a otimização da produção de animais para corte, reprodução e aprimoramento genético da raça Nelore, sempre voltadas ao competitivo mercado mundial.

 

Vale destacar que o primeiro colocado da etapa, o criador Rolf Gustavo Roberto Baumgart, dono da Fazenda Reunidas, ganhou uma tonelada em produtos, oferecido pela DSM-Tortuga, parceiro da ACNB.  A primeira colocação alcançou 10.629 pontos nesta etapa. A Baumgart participou desta etapa com outros dois lotes, que ficaram em segundo e quinto lugar, num total de 360 animais.

 

Com pouco mais de 9 mil pontos, o terceiro lugar ficou com Aldércio de Oliveira Martins, que pela quarta vez participa do Circuito Boi Verde em Mineiros. “Já ficamos em primeiro lugar em outras etapas. Para isso, nosso ponto chave é genética e nutrição. Estamos investindo no melhoramento genético das matrizes e a cada ano temos bezerros superiores”, afirma Emílio Leão Martins, filho de Aldércio. Nesta etapa, o criador participou com apenas um lote, que são criados na propriedade de Mineiros e recriados na fazenda instalada em Rio Verde, onde ganham peso. Em média, a Família Martins cria e recria 1200 cabeças de gado da raça Nelore em Goiás.

 

A 5ª etapa do Circuito Boi Verde em Mineiros também foi acompanhada por Ariston Quirino da Associação Goiana do Nelore, a Nelore Goiás, que mais uma vez parabenizou a ACNB pelo campeonato. “Essas etapas trazem uma importante visão de genética e nutrição para os criadores da região, que são em suma maioria, pequenos e médios. A busca pelas premiações provoca a profissionalização das fazendas”, avalia Quirino.

 

Circuito Boi Verde

O Circuito de Julgamentos de Carcaças da Raça Nelore da ACNB tem por objetivos promover e fomentar a raça Nelore no país e no exterior, evidenciando seu potencial de produção de carne de qualidade.

A trajetória dos abates técnicos e avaliações de carcaças da raça Nelore, implementada pela ACNB, teve início no ano de 1999. Em 2003, os abates técnicos passaram a ser organizados sob a forma de um Campeonato Nacional de Desempenho da Raça Nelore, batizado como Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças. Em 2004, se internacionalizou, com a realização de etapas no Paraguai.

Informações sobre as próximas etapas do campeonato estão disponíveis no site da Nelore do Brasil: http://nelore.org.br/CircuitoBoiVerde



Fonte: Assessoria de comunicação
Data: 14/10/2016 11:44



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais