Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Circuito Boi Verde em Vilhena surpreende pelo grande número de animais abatidos

A 8ª etapa do Circuito Boi Verde 2016 aconteceu pela primeira vez na unidade do JBS, no município de Vilhena, em Rondônia. Nesta última etapa do campeonato, promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), foram abatidos 762 animais de nove criadores da região. Os abates técnicos ocorreram entre os dias 03 e 04 de novembro. 

 

O primeiro lugar ficou com Vitoria de Almeida Prado, que participou desta última etapa do ano, com um lote de 108 animais, o que lhe garantiu o prêmio oferecido pela DSM-Tortuga – parceiro da ACNB, de uma tonelada em produtos.

 

Além de Vitória, também participaram do campeonato: Severiano Volpato, Aguinaldo de Almeida Prado, Jaime Maximino Bagattoli, Olivio Brambila, Paulo de Oliveira Mello, Antonio Jose Gemelli, Juliano Giacheto Fereira, Sebastião Giacheto Ferreira Junior.

 

Para Severiano Volpato, que conquistou com o segundo lugar na etapa, o Circuito é uma forma de incentivar os produtores da região. “Foi excelente participar. Nosso lote não foi especialmente selecionado para o campeonato, ele reflete a realidade do nosso confinamento.” O criador espera que Vilhena se mantenha no calendário do Circuito Boi Verde para que no próximo ano ele garanta o primeiro lugar na etapa. “O campeonato é extremamente importante para a cadeia produtiva da carne. Entregamos um produto com de boa qualidade, pensando no consumidor final”, avalia Volpato, proprietário do Confinamento Delta, em Vilhena.

 

A planta do JBS em Vilhena é uma das maiores da região e muito procurada pelos criadores para a entrega de animais para abate. “A etapa confirmou que estamos caminhando cada dia mais para produzir alimentos com melhor qualidade e isso está estreitamente ligado aos resultados expressados na carcaça dos animais”, afirma Francisco de Lima Neco, gerente regional da DSM-Tortuga.

 

De acordo com Neco, com certeza os resultados obtidos no abate, estão relacionados há uma boa alimentação. “Na verdade, os animais de Vilhena estão relacionados às quatro bases da produção:  Nutrição,  Genética,  Manejo e Sanidade.”

 

 

Segundo avaliação do gerente de produto da ACNB, Guilherme Alves, os animais abatidos em Vilhena apresentavam um bom rendimento de carcaça. O resultado da 8ª etapa do Circuito Boi Verde na unidade do JBS, foi:

 

64,8% com menos de dois anos;

81,6% com peso acima de 18 arrobas;

59,4% com gordura mediana e uniforme.

 

Para os profissionais responsáveis pela compra de gado do JBS, o Circuito Boi Verde tem um papel importante: avaliar a qualidade do rebanho na região. “A etapa é de suma importância para Vilhena. Os pecuaristas se mostraram bastante satisfeitos com o trabalho desenvolvido”, afirma Wagner Correia de Alencar, da área de compra de gado da unidade de Vilhena do JBS.  O profissional espera que no próximo ano, o número de criadores participantes da etapa seja ainda maior. “Este ano tivemos uma longa estiagem da seca e muitos produtores não puderam participar, por não estarem com a boiada preparada.”

 

Circuito Boi Verde

O Circuito de Julgamentos de Carcaças da Raça Nelore da ACNB tem por objetivos promover e fomentar a raça Nelore no país e no exterior, evidenciando seu potencial de produção de carne de qualidade.

A trajetória dos abates técnicos e avaliações de carcaças da raça Nelore, implementada pela ACNB, teve início no ano de 1999. Em 2003, os abates técnicos passaram a ser organizados sob a forma de um Campeonato Nacional de Desempenho da Raça Nelore, batizado como Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças. Em 2004, se internacionalizou, com a realização de etapas no Paraguai. Informações sobre as próximas etapas do campeonato estão disponíveis no site da Nelore do Brasil: http://nelore.org.br/CircuitoBoiVerde

 



Fonte: Assessoria de comunicação
Data: 28/11/2016 16:15



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais