Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

“Sessão de cinema” marca lançamento da ExpoZebu 2017

As novidades da ExpoZebu 2017 foram anunciadas nesta quarta-feira (22/03), em Uberaba/MG, durante evento para a imprensa que contou com a presença de autoridades locais, dentre elas o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e o promotor de Justiça Carlos Alberto Valera. 

A ExpoZebu 2017 será realizada entre os dias 29 de abril e 7 de maio e promete marcar história com uma proposta diferente de tudo o que foi realizado nos últimos anos. Cheia de mudanças, a feira, que é a maior exposição de zebuínos do mundo, quer integrar além de discussões técnicas e promoção das raças zebuínas, uma grande festa para a comunidade local, resgatando a grande temporada country de Uberaba (MG). A ExpoZebu tem patrocínio oficial do Banco do Brasil e da DSM Tortuga; e conta com o apoio do Ministério da Agricultura; Apex Brasil; Governo de Minas; Cemig; CNA/SENAR; Fazu; Hotéis Tamareiras e Golden; WebGados e Santander.

"'NOVOS CAMINHOS PARA NOVOS RESULTADOS"

O tema da ExpoZebu 2017, Novos Caminhos para Novos Resultados, levanta a bandeira da ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta), propagando as vantagens econômicas e sociais da sustentabilidade. Com isso, a ABCZ vai mostrar para o mundo a preocupação com o negócio sustentável, destacando a participação do setor na economia brasileira. E, ao mesmo tempo, incentivando que cada vez mais pecuaristas lancem mão dessa técnica para a conquista de maior resultado no campo.

UM NOVO PARQUE FERNANDO COSTA

Para receber a maior ExpoZebu dos últimos tempos, a Diretoria da ABCZ está investindo em mudanças na estrutura do Parque Fernando Costa, que garantirão mais conforto para quem passa pelo local a passeio ou a trabalho. Entre as construções está o alojamento para tratadores, com 31 quartos (sendo um deles feminino) que juntos ocupam área de 900m², com capacidade de abrigar mais de 320 trabalhadores. Todos os dormitórios serão esquipados com ar condicionado. Outra novidade, já em construção, é um restaurante com 360 m², agregando mais uma opção de alimentação no Parque. Mais de 100 trabalhadores da ABCZ e de empreiteiras contratadas estão trabalhando nas obras que incluem ainda: sanitários próximos aos pavilhões da parte superior do parque (todos com acessibilidade), um quiosque (que funcionará como centro de convivência para os funcionários da associação), uma nova rede de esgoto com 270m, e a manutenção do pórtico da entrada do Parque e a da guarita dos seguranças.

PROGRAMAÇÃO TÉCNICA

Ainda faltam 40 dias para o início da feira e a ExpoZebu 2017 já possui mais de 800 animais inscritos. Em 2016, nessa mesma época, eram apenas 30 exemplares. Com o grande volume de inscrições antecipadas, a expectativa é completar duas mil argolas no Parque, cerca de 25% a mais que no ano anterior. 

Na programação técnica, a ABCZ resgata formatos de exposições anteriores. Nos julgamentos, volta o modelo de jurado único (que será amparado pelo assistente e auxiliar). E com um detalhe: dessa vez o expositor (que fizer inscrição dos animais até o dia 3 de abril) também poderá votar na escolha dos jurados. Ainda no centro de avaliação, retorna o modelo de ficha de julgamento da década de 80 (com informações como comprimento de carcaça, perímetro torácico, área de olho de lombo, circunferência escrotal, ganho de peso diário e idade ao primeiro parto), valorizando - junto ao fenótipo - as características funcionais e produtivas.

Outra novidade vem com Campeonato Modelo Frigorífico, que será coordenado por um jurado especializado em carcaça, que vai escolher o animal que melhor atenda as exigências do mercado da carne. Já o Campeonato Matriz Modelo inova com a apresentação de uma campeã de cada raça e passa a levar o nome do ex-presidente Orestes Prata Tibery Júnior. 

Além do tradicional torneio leiteiro durante a ExpoZebu, em abril de 2017 será realizado o Concurso Leiteiro de Fazenda, com avaliação do potencial dos animais submetidos às mesmas condições. Entre as novidades para essa edição do torneio, está o ranqueamento por total de sólidos produzido. No período da feira, o resultado será divulgado e as vacas poderão ser visitadas na Estância Orestes Prata Tibery Junior.

NEGÓCIOS

Até agora, já são cerca de 20 expositores com contratos assinados com a ABCZ para mostra e comercialização de produtos no Parque Fernando Costa, durante a maior feira de gado do mundo. São representantes de setores de veículos, insumos, máquinas e equipamento, vestuário, entre outros. Além disso, a agenda de negócios da ExpoZebu 2017 promete com a realização de 23 leilões já confirmados (inclusive um de cavalos e jumentos), além de três shoppings de gado. A expectativa é movimentar R$ 150 milhões.

MUSEU DO ZEBU

A 34ª Mostra do Museu do Zebu vem com o título “Zebu: Integrando Parcerias e Projetos no Mundo Tropical.” A intenção é reforçar os vínculos históricos e a importância da pecuária zebuína nas Américas, assim  como seus desafios para o desenvolvimento sustentável. Além da exposição, a instituição vai promover o 2º Fórum do MZ. As duas ações terão temas alinhados, e apresentarão abordagens focadas nas experiências de modelos técnicos, sociais e econômicos adotados internacionalmente sobre os sistemas de Integração Lavoura Pecuária e Floresta – ILPF, utilizados pelos países membros da FICEBU.

 

Continuam os tradicionais programas do Museu: Zebu na Escola e Zebu na Universidade, que trarão ao Parque Fernando Costa milhares de estudantes para conhecer mais sobre a história da pecuária brasileira.

 

LANÇAMENTOS 

O criador Paulo Machado Borges lançará o livro “Memórias de um Boiadeiro” durante a ExpoZebu 2017. O livro contará com uma tiragem de três mil exemplares e será editado pela Bela Vista Cultural, que é responsável pela publicação. A ABCZ é apoiadora oficial e disponibilizará o material, em primeira mão e a preços promocionais, para os seus associados. Também serão lançados outros dois livros: o Indiano Acharyashri Ghanshyamji, e um e-book pelo médico Wilson Rondó, sobre o leite A2A2.

 

ABCZ E AMUR

A ExpoZebu sela o início de uma nova parceria da ABCZ com a Associação das Mulheres Rurais de Uberaba (Amur). Com objetivo de incentivar o grupo e promover a economia do campo, a ABCZ cederá espaço para que a Amur comercialize seu produtos dentro do Parque Fernando Costa. A loja funcionará em frente ao Museu do Zebu.

 

VITRINE DA CARNE E DO LEITE DE ZEBU

Uma programação de valorização dos produtos zebuínos será um dos pontos fortes da ExpoZebu em 2017. A Vitrine da Carne e do Leite vai expor ao público da feira os diferenciais dos alimentos com o selo de qualidade zebu. Além de aprender mais sobre os cortes bovinos na Vitrine da Carne, os visitantes encontrarão a Vitrine do Leite, totalmente remodelada com uma variedade de queijos frescos e maturados - em especial uma linha gourmet – produzidos com leite de diferentes raças zebuínas, por criatórios de diversas regiões do país. As vitrines também contarão com cursos e concursos em diversas modalidades voltados para: amantes de churrasco, chefes de cozinha, açougueiro e produtores de leite e queijo.

 

CONCURSO FOTOGRÁFICO

A ABCZ promove o 4º Concurso Cultural de Fotografia. Nesta edição, queremos valorizar a importância da genética bovina no nosso país com o tema “temperamento”.

 

O regulamento será divulgado na próxima semana. Os interessados terão 30 dias para enviar as fotos e os vencedores serão conhecidos durante a ExpoZebu. Serão distribuídos R$9 mil em prêmios para as melhores imagens das categorias: Fotógrafo Profissional, Fotógrafo Técnico e Fotógrafo Amador.

 

VILA HÍPICA

ExpoZebu 2017 contará com uma Vila Hípica, espaço para os criadores de equinos com área para estandes comerciais, integrando criadores de gado e de equinos. Uma pista de areia será montada para competição, demonstração e julgamento. Os visitantes terão oportunidade de ver de perto o potencial das raças Quarto-de-Milha, Mangalarga, Crioulo e Fresian. São esperados aproximadamente 300 animais.

 

INTERNACIONAL

A parte internacional também promete ser movimentada. São esperados visitantes de 30 países diferentes. Por enquanto, já estão confirmados na ExpoZebu 2017 representantes de: Colômbia, Bolívia, Paraguai, México, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala, Estados Unidos, Índia, Angola, Moçambique, Emirados Árabes e Turquia. Para recebê-los, o Salão Internacional contará com uma equipe qualificada de mais de 10 intérpretes. O departamento também preparou uma programação extensa, incluindo Farm Tours, roteiros personalizados a fazendas, centrais de inseminação e outras empresas associadas ao projeto Brazillian Cattle.

Além disso, também estão previstas Rodadas de Negócio entre os criadores estrangeiros e as empresas credenciadas. Representantes do Ministério da Agricultura brasileiro participarão da reunião anual da FICEBU (Federação Internacional de Criadores de Zebu), onde serão discutidos  atuais e novos protocolos. A expectativa da ABCZ é, em 2017, impulsionar a abertura de potenciais mercados como o México e países do sudeste asiático.

REUNIÕES POLÍTICAS

Uma série de discussões políticas está prevista para a ExpoZebu 2017. São elas: da Diretoria da CNA (Confederação Agricultura e Pecuária do Brasil), da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte, da Asbaer, da FICEBU-Federação Internacional dos Criadores de Zebu, e do Conselho Consultivo da ABCZ. A intenção é abordar assuntos de impacto da pecuária como

 



Fonte: Assessoria de Imprensa ABCZ
Data: 23/03/2017 10:04



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais