Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Circuito Boi Verde 2017 mostra a evolução da raça Nelore

O Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças 2017 fechou o ano com a avaliação de 6.015 animais em oito etapas realizadas em cinco estados do país: Espírito Santo (Colatina - 2 etapas), Goiás (Mineiros), Mato Grosso (Tangará da Serra), Mato Grosso do Sul (Bataguassu e Naviraí) e Rondônia (Vilhena e Chupinguaia). Iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), para incentivar a produção eficiente e valorizar os produtores de Nelore que se destacam, o circuito de julgamentos de carcaças teve como parceiros os frigoríficos Marfrig, JBS e Frisa. A ação contou também com o apoio da DSM Tortuga, que premiou os melhores colocados em cada etapa e premiará o 1º colocado do Campeonato Melhor Lote de Carcaças do Circuito com 3 toneladas de produtos para a Nutrição Animal de Bovinos de Corte.

As avaliações das carcaças realizadas nas etapas do Circuito 2017 evidenciam a evolução da raça Nelore. Grande parte dos animais apresentaram-se jovens, pesados e com o acabamento de gordura ideal. A qualidade dos animais é evidenciada pela pequena diferença das pontuações dos primeiros colocados. A Fazenda São Marcelo, de Juruena (MT) foi a grande vencedora do Circuito Boi Verde 2017, acumulando 11.358, 67 pontos – a propriedade foi a 3ª colocada em 2015 e em 2016. A Fazenda Santa Bárbara e Rancho Seco, de Sandra Maria Massi, de Ivinhema (MS), campeã do Circuito Boi Verde 2016, este ano ficou com o 2º lugar, totalizando 11.309,20 pontos. A 3ª colocação foi da Campanário Agropecuária, de Laguna Carapã (MS), com 11.223,15 pontos. No total, participaram 35 propriedades.

“O resultado do Circuito Boi Verde é reflexo do trabalho da São Marcelo, que começa na cria, passa pela recria e finaliza na terminação, envolvendo todo o sistema de produção da propriedade. Todos os animais levados para avaliação ainda tinham dentição de leite (0 dentes), precoces, com acabamento impecável e na faixa de peso desejável. A cada ano, procuramos fazer algo diferente, para melhorar e estar sempre na cabeceira dessa iniciativa importante da ACNB”, analisa Leone Furlanetto, gerente de pecuária da Fazenda São Marcelo.

No campeonato “Melhor compra de gado”, a unidade de Bataguassu (MS) do frigorífico Marfrig, foi a vencedora. O resultado deste campeonato é apurado considerando-se o número de animais participantes da etapa e a média de pontuação alcançada pelos lotes na avaliação das carcaças.

O Marfrig Global Foods foi o frigorífico que realizou o maior número de etapas (4) e mais comprou animais Nelore avaliados pelo Circuito Boi Verde, com 2.587 cabeças. A JBS ficou no segundo lugar, com 2 etapas e 1.930 animais comprados. O Frisa realizou 2 etapas com o total de 1.498 animais.

“A ACNB finalizou mais um ano de sucesso das avaliações de carcaças da raça nelore do Circuito Boi Verde. As expectativas da entidade foram completamente atendidas. Presenciamos criadores preocupados em produzir de forma eficiente e rentável, através de animais Nelore jovens, pesados e com a cobertura de gordura ideal na carcaça. Esse é um dos principais objetivos do Circuito, mostrando que o Nelore pode produzir carne de altíssima qualidade”, analisa Guilherme Alves, gerente de produto da ACNB.

Entre todos os animais abatidos no Circuito Boi Verde 2017, 73,5% possuíam até 2 dentes incisivos permanentes, sendo que 34,3% tinham apenas dentes de leite (0 dentes incisivos permanentes), confirmando a maioria de animais prontos para o abate ainda jovens. Em termos de peso, 90,1% dos animais tinham mais de 18@. Na avaliação de acabamento de gordura, 65,4% tinham escore mediano de gordura.

O Circuito Boi Verde 2017 encerrou-se com a etapa na unidade da Marfrig em Bataguassu (MS), onde foram abatidos 1.213 animais, sendo 562 com dentes de leite (46,3%), 959 animais com 18 a 22@ de peso (79,1%) e 881 com acabamento mediano de gordura (72,6%). A Campanário Agropecuária, de Laguna Carapã (MS), foi a vencedora da etapa.

“O Circuito Boi Verde comprova que a raça Nelore, predominante no Brasil, vem evoluindo de maneira incrível. A Campanário não busca somente o prêmio, mas a realização de um bom trabalho, colocando no mercado gado Nelore de alta qualidade”, destaca Gentil Fernandes, gerente de pecuária da fazenda Campanário.

A ACNB já prepara o calendário de etapas do Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças 2018. Unidades frigoríficas e produtores interessados em participar podem entrar em contato com a entidade para pré-agendar suas participações. “Além de continuar realizando etapas nas regiões e unidades frigoríficas que tradicionalmente participam do Circuito, temos a intenção de expandir as avaliações para mais localidades. Tanto produtores, como representantes de indústrias frigoríficas, podem entrar em contato conosco e propor a realização de etapas do Circuito”, explica Marcos Pertegato, gerente técnico administrativo da ACNB.

Informações adicionais sobre o Circuito Boi Verde: www.nelore.org.br ou no telefone (11) 3293-8900.

 



Data: 31/01/2018 11:54



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais