Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Em audiência com o ministro Blairo Maggi, ACNB reforça medidas de incentivo à cadeia produtiva da pecuária

O presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Dr. Nabih Amin El Aouar, e os vice-presidentes Romildo Antonio da Costa e Vilemondes Garcia, em uma série de encontros em Brasília, reuniram-se com o atual Ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, com o ex-ministro do MAPA, Allyson Paulinelli, com o presidente da CNA, João Martins da Silva Junior, com o diretor executivo da Embrapa, Cleber Soares, e com o senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES). O diretor financeiro da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), Tadeu Rosa, também acompanhou as reuniões.

O presidente da ACNB também sugeriu ao ministro Blairo Maggi o fortalecimento das normativas para exportação de animais vivos e ações que visem maior esclarecimento público das condições de bem-estar destes animais transportados; implantação de linhas de crédito para pecuaristas terem acesso à genética animal selecionada e diferenciada, a implantação de um órgão sanitário animal exclusivo, a instalação da balança do produtor nos frigoríficos, a regulação quanto à remuneração do produtor por “subprodutos” dos animais abatidos (couro, por exemplo), além da promoção de ações para fortalecer a qualidade da carne bovina brasileira, tanto no mercado interno quanto no externo, dando ênfase ao sistema de produção predominante no Brasil: a pasto, sustentável, sem antibióticos e sem hormônios sintéticos.

“É muito importante para a raça Nelore e para a pecuária brasileira como um todo a aproximação da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil com as mais relevantes autoridades representativas do agronegócio brasileiro. Aliás, é papel da ACNB, como entidade de fomento e de defesa da raça Nelore, propor soluções de lacunas desvantajosas existentes em nossa atividade. O ministro Blairo Maggi recebeu nossas sugestões com muito ânimo e estamos bastante otimistas de que, juntos – produtores e governo – vamos avançar positivamente tanto nos aspectos técnicos como de imagem da carne bovina brasileira”, destaca o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, Dr. Nabih Amin El Aouar.

“Durante a reunião, o diretor da Embrapa, Cleber Soares, sugeriu fazermos ações conjuntas com o MAPA em relação a disseminação de genética Nelore e melhoramento do rebanho em todo o Brasil. Na ocasião, o ministro também destacou um setor para debater e planejar este tema junto conosco”, acrescenta o presidente da ACNB.

Além da audiência com o ministro Blairo Maggi, a ACNB reuniu-se na sede da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com o presidente da entidade, João Martins da Silva Júnior, o ex-ministro do MAPA, Allyson Paulinelli e Tadeu Rosa, diretor da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN). Para o vice-presidente da ACNB, Vilemondes Garcia, o encontro foi altamente satisfatório. “Presenciamos um ânimo muito grande por parte da CNA em desenvolver conosco um projeto sobre carne. A sugestão é a realização de reuniões técnicas envolvendo a CNA, centros de pesquisa e pesquisadores. Essa união de forças junto à CNA pode se transformar em um projeto de suma importância. Sentimos que eles estão enxergando a ACNB de uma forma muito pró-ativa, o que nos entusiasma ainda mais em trabalhar em prol da pecuária nacional”, comenta Vilemondes Garcia.

 

 



Data: 20/03/2018 16:25



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais