Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Circuito Nelore de Qualidade: etapa de Naviraí (MS) avaliou 811 animais

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação Sul-Matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN), a Friboi e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal premiaram, em Naviraí (MS), os vencedores da 29ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada nos dias 26 e 27 de outubro, na unidade da Friboi no município.

“Dos 811 animais avaliados, 703 eram machos e 108 fêmeas. Entre os machos, 90% tinham até dois dentes incisivos permanentes (cerca de dois anos de idade), sendo 49% com dentição de leite (cerca de 18 meses de idade), 92,5% pesaram mais de 18 arrobas (média de 20 arrobas), com 56% apresentando cobertura de gordura mediana. Já entre as fêmeas, 81,5% tinham dentição de leite (cerca de 18 meses de idade), 98% pesaram mais de 14 arrobas (média de 15,5 arrobas), com 97% apresentando cobertura de gordura mediana”, informa Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB, responsável pela avaliação.

O melhor lote de Carcaças de Machos foi da Colpar Participações S/A, da Fazenda Dois Irmãos (Naviraí/MS).

Ivanilson Ribeiro Alves, diretor da Colpar Participações S/A, diz estar honrado em receber a premiação, fruto de muito trabalho. “A Colpar é uma empresa constituída em 2014, pelos irmãos Colnaghi, a qual tem suas propriedades em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A empresa está entre as 500 maiores do agro brasileiro e também participa da ACNB. Nosso sistema de produção e de cria – recria e engorda, inicia-se com o gado de recria (macho), que vai para a pastagem de integração lavoura pecuária (ILP), recebendo proteinados. Em seguida, o fluxo vai crescendo conforme seu peso e desenvolvimento. Quando alcançam 20 meses (450 kg), são encaminhados para o confinamento, permanecendo ali por 60 dias e fecham o ciclo antes dos dois anos de idade, quando o gado é enviado para o abate com cerca de 20 arrobas. Nosso objetivo é o fortalecimento e promoção da genética e a carne de raça, elevando a produtividade da pecuária nacional. Ressalto que por trás de um grande sucesso, há sempre uma grande equipe, então agradeço a todos pelo comprometimento e profissionalismo em produzir animais de qualidade para exportação e consumo interno”, comemora.

A Prata ficou com Edmundo Aguiar Ribeiro, da Fazenda Iporá (Itaquiraí/MS), e o Bronze foi para Água Tirada Agropecuária, da Fazenda Água Tirada (Maracaju/MS).

Um lote participante da etapa apresentou o melhor resultado entre os machos castrados de todas as etapas do Circuito realizadas até o momento. Desta forma, a Jatobá Agricultura e Pecuária S/A assumiu a liderança parcial das Premiações Especiais para o Melhor Lote de Carcaças de Machos Castrados e Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens. A Jatobá também participa do Ranking Nacional, no qual é hexacampeã como Melhor Criador Nacional.

Em relação às fêmeas, o melhor lote de carcaças foi de Braz Aristeu de Lima, da Fazenda Santa Amélia (Santa Rita do Pardo/MS), que assume a liderança parcial do campeonato nacional. O produtor foi campeão desta etapa em 2019 e, também, medalha de prata no Campeonato Nacional Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas, em 2019.

Robson Aparecido Procopio Antônio, comprador de gado da Friboi em Naviraí,  destaca que a cada ano os neloristas vêm melhorando o plantel do gado e contribuindo para a pecuária nacional. “Quero agradecer o empenho e a parceria de todos da Nelore, pelo ótimo trabalho que vem sendo realizado no Circuito do Nelore de Qualidade, ao pessoal da Matsuda por estar conosco mais uma vez neste evento, e aos nossos fornecedores que participaram desta etapa em Naviraí com animais de excelente qualidade”, diz.

 

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. 

Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore



Data: 09/11/2020 11:06



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente