Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Barra do Garças (MT) tem o maior número de animais avaliados em 23 anos do Circuito Nelore de Qualidade

A 13ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada em Barra do Garças (MT), nos dias 16, 17 e 18 de agosto, teve 2.385 animais avaliados. Ao todo, 18 pecuaristas levaram 1.996 machos e 389 fêmeas para os abates técnicos, na unidade da Friboi no município. Esse resultado é recorde histórico entre todas as etapas realizadas desde 1999, quando o campeonato da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) começou a ser realizado.

A etapa teve correalização da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT). A Friboi e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal apoiam o Circuito Nelore de Qualidade de 2021.

“Além do grande número de participantes, também tivemos muita qualidade. Os machos estavam em ótima faixa de peso: 93,5% com mais de 18 arrobas, o que deu média de 22,3 arrobas. Além disso, 69% deles possuíam até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade) e 97% tinham até 4 dentes (menos de 3 anos de idade = novilho precoce)”, destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

O Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos foi vencido pela Agropecuária Água Preta S/A, da Fazenda Água Preta (Cocalinho/MT), que recebeu a Medalha de Ouro. As medalhas de Prata e Bronze foram para Guilherme Pinezzi Honório, da Fazenda União (Bom Jesus do Araguaia/MT), e Colpar Participações S/A, da Fazenda Duas Âncoras (Barra do Garças/MT), respectivamente.

“Avaliamos que 87,5% das fêmeas possuíam até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade) e 50% tinham dentição de leite (menos de 2 anos de idade). Além disso, 65% delas pesaram mais de 14 arrobas, fechando a média de 15,2 arrobas. Observamos cobertura de gordura mediana em 66% delas”, completa Nabih.

Irineu Afonso Bragagnolo, da Fazenda Alto Alegre (Tesouro/MT), recebeu a Medalha de Ouro pela primeira posição no Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas.

“Desde 2018 trabalhamos com a seleção do Nelore e estamos muito felizes pelo rápido reconhecimento. Ganhar a Medalha de Ouro em um campeonato com tantos pecuaristas participantes, que trabalham com a raça há muito tempo, sem dúvida é motivo de grande satisfação para toda a equipe da fazenda. Agradecemos à ACNB pelo importante trabalho para a melhoria da raça e da carne Nelore”, diz Irineu.

Darce Ramalho dos Santos, da Fazenda Sete de Setembro (Água Boa/MT), conquistou a Medalha de Prata. Já a Medalha de Bronze foi entregue para a Fazenda Roncador, de (Querência/MT).

 

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.

 

 



Data: 09/09/2021 18:14



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais