Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Japão pode relaxar regras de importação de carne dos EUA em fevereiro

 

O Japão pode, a partir do próximo mês, permitir importações de carne bovina dos EUA de gado com até 30 meses de idade, relaxando as restrições estabelecidas desde 2005 sobre o que já foi o maior mercado para as exportações norte-americanas.
 
A medida, que vinha sendo avaliada por Tóquio desde 2011 por pressão de Washington, após temores sobre o mal da vaca louca diminuírem, permitiria que exportadores dos Estados Unidos, como a Cargill Inc e a JBS USA Holdings Inc, subsidiária do frigorífico brasileiro JBS, recuperassem a participação de mercado que havia sido perdida no segundo maior importador mundial de carne bovina.
 
"Nós devemos modificar as restrições sobre as importações em 1º de fevereiro caso um conselho de especialistas em medicina e alimentação nos dê sua aprovação", disse um porta-voz do Ministério da Saúde, citando o ministro Norihisa Tamura.
 
As regras, impostas em 2005, permitiam importações de carne norte-americana vinda de animais de até 20 meses de idade após uma paralisação total das importações em 2003 após um surto de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). As importações japonesas do produto dos EUA despencaram 60% para cerca de 120 mil toneladas de 2001 a 2011, com os fornecedores australianos sendo os principais beneficiários de um mercado de importação de mais de 2 bilhões de dólares.
 
O conselho de especialistas deve se reunir em 28 de janeiro, mas ainda não está claro quando o governo vai anunciar regulamentação detalhada sobre as importações de carne bovina dos Estados Unidos.
 
Um observatório de segurança alimentar do Japão disse em um relatório para o governo em outubro que os riscos sobre as importações de carne de gado com 30 meses de idade ou menos vindas dos EUA, Canadá, França ou Holanda seriam desprezíveis para a saúde humana.
 
Desde então, o governo realizou uma série de consultas públicas além de conversas bilaterais sobre como os novos requisitos de segurança seriam atendidos pelos países fornecedores.


Fonte: Reuters
Data: 22/01/2013 14:25



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais