Fechar

Notícia
Ver todas as notícias

Valorização do dólar tende a ser positiva para agronegócio

Mudanças na taxa de câmbio tendem a produzir efeitos importantes na economia como um todo e em seus setores específicos. No Brasil, vem passando por rápida e significativa desvalorização, cujo efeito macroeconômico quase que direto deve ser um aumento na inflação, que já se encontra perigosamente elevada. Isso vai decorrer de uma elevação nos preços dos produtos exportados e importados, beneficiando o agronegócio com posição relevante nas exportações e penalizando-o no tocante aos custos de produção, compostos em boa parte por componentes importados dos insumos agrícolas.
 
Mas a experiência passada sugere que o saldo para o agronegócio deve ser positivo, com aumento na renda. Deve-se, porém, ter em perspectiva que a mudança cambial se origina, em boa parte, dos prospectos de elevação dos juros nos Estados Unidos e, consequentemente, no mundo. O aumento dos juros tende, como regra, a agir no sentido da queda dos preços em dólares das commodities. Portanto, nem todo ganho com a desvalorização vai se transformar em ganhos para o agronegócio brasileiro. Mas, também nesse aspecto, o saldo deverá ser positivo, mesmo que pequeno.
 
Ademais, há que se ter em mente a desaceleração do crescimento em importantes países consumidores, com a China à frente. Mas este aspecto já era bastante conhecido e já estava precificado, na forma de preços em queda no mercado internacional. (Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br )
 


Fonte: Cepea/USP
Data: 26/06/2013 11:09



Compartilhe: Twitter Facebook



Comente





Leilões Oficiais