A Universidade do Boi e da Carne exerce importante papel na formação e qualificação de mão de obra para a atividade pecuária. Para atender um amplo número de profissionais, os cursos oferecidos são realizados em diferentes locais do país e abordam assuntos específicos para atender a demanda de cada região.
O Instrutor
O profissional instrutor do Circuito em questão será o Engenheiro Agrônomo Wagner Pires, especialista em pastagem. O especialista ministra cursos, treinamentos e consultorias em todo o Brasil e, também em outros países, há mais de 20 anos. Nos anos de 2003 e 2004, foi instrutor de um projeto semelhante a este - o Circuito Mineiro da Pecuária, realizado no estado de Minas Gerais. Em ambos os anos, o projeto concorreu com outros diversos trabalhos que focavam a preservação e recuperação ambientais e, conquistou o 2º e 1º lugares, respectivamente, na premiação OURO AZUL, oferecida pela Central de Furnas. Atualmente, é também o consultor do Projeto “Vitrine Tecnológica”, realizado pela Revista DBO, em que apresenta, na prática, para diversas regiões do Brasil, técnicas de reforma e recuperação de pastagem.
Objetivo
O objetivo do curso é apresentar soluções e levar tecnologias sustentáveis aos pecuaristas, mostrando assim que é possível ter uma pecuária intensiva e sustentável a pasto. Neste sentido, pretende-se:
Apresentar aos participantes uma visão geral da produção pecuária a pasto, indicar como intensificar a produção a campo, visando a geração de sustentabilidade econômica e social;
Compartilhar experiência prática da implantação, condução e reforma de pastagens, também dos manejos de calagem, adubação de implantação e manutenção de pastagens;
Mostrar quais os cuidados na compra de insumos, regulagem de plantadoras, adubadoras e no controle de pragas;
Orientar quanto à utilização de capineiras, silagem e da cana-de-açúcar na dieta dos animais.
Público alvo
O perfil do público alvo é composto por produtores rurais, gerentes de fazendas, profissionais da área (agrônomos, veterinários e zootecnistas), consultores, estudantes e demais interessados. As vagas não são limitadas e o número mínimo é de 100 participantes.
Temática das palestras
A importância de intensificar a produção para sobreviver na atividade;
Como diagnosticar as pastagens;
Tomada de decisão. Por onde começar?
Preparo do solo para uma boa formação de pastagem;
A escolha correta do cultivar de gramínea forrageira;
Cuidados na hora da compra: a importância de se comprar uma semente de qualidade;
Regulagem da plantadeira para uma boa distribuição de semente;
Momento correto para colocar o rebanho no pasto;
Manejo de pastagem;
Adubação de pastagem: passo a passo;
Intensificar sem degradar. A importância de dividir o pasto;
Controle de plantas daninhas;
Controle de pragas e como evitá-las;
Suplementação, capineira, silagem, cana de açúcar;
O curso visa a capacitação de médicos veterinários em neonatologia bovina, a fim de melhorar a produtividade das fazendas de alta tecnologia reprodutiva, diminuindo as perdas e viabilizando o desenvolvimento de bezerros produtos de FIV.
Os temas abordados durante o curso serão:
Influência da gestação e do parto na saúde do bezerro;
Asfixia neonatal – ressuscitação;
Colostro – Falha na transferência passiva;
Defeitos congênitos mais importantes;
Doenças umbilicais;
Tristeza parasitária;
Diarréia;
Pneumonia;
Septicemia – Artrite;
Prática de campo.
Palestrante
José Renato Junqueira Borges
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1975), Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) na área de Clínica Médica e Doutorado em Medicina Veterinária - Tieraertzliche Hochschule Hannover (1985) na área de Clínica e Cirurgia de Bovinos. Professor Titular da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília, lecionando na Graduação saúde e Clínica de Ruminantes, no Mestrado em Sanidade Animal da UnB leciona Prática em Clínica de Bovinos e Prática em Clínica de Pequenos Ruminantes. Colabora ainda com o Curso de Pós-graduação em Ciência Animal da UFG. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Médica e Cirúrgica de Ruminantes.
Inscrições e informações:
Rodrigo Dias
universidadedacarne@nelore.org.br
(11) 3293-8900
A Universidade do Boi e da Carne, uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, ratifica seu posicionamento de canal de difusão de conhecimento e novas tecnologias, apresentando o “Circuito de cursos práticos de gestão pecuária”.
Objetivo
O objetivo principal é propor soluções e contribuir para o aprimoramento da gestão das propriedades, de forma a maximizar a rentabilidade da atividade, garantir liquidez e melhorar a qualidade dos animais fornecidos para o abate. Neste sentido pretende-se:
Introduzir aos participantes uma visão geral sobre a gestão de propriedades de pecuária de corte, enfatizando a importância do planejamento prévio e os benefícios do controle e monitoramento da operação e dos recursos envolvidos;
Desmistificar o tema e simplificar a implantação de métodos de coleta de dados, interpretação de informações e identificação de pontos críticos, apresentando a praticidade e eficiência de ferramentas de gestão disponíveis no mercado;
Orientar no desenvolvimento de rotinas funcionais, a fim de buscar a otimização dos recursos humanos e financeiros disponíveis na propriedade;
Apresentar exemplos práticos e promover a troca de experiências entre produtores.
Público alvo
As vagas são limitadas a 50 participantes por curso, sendo o perfil do público composto por: produtores rurais, gerentes de fazendas, profissionais da área (agrônomos, veterinários e zootecnistas), consultores, estudantes e demais interessados.
Temas a serem abordados
Importância da boa gestão, no cenário de custos e preços da pecuária Brasileira;
Como interpretar o que o mercado diz e identificar se há validade para a realidade do “meu” negócio;
O que e como medir, para se conseguir gerenciar;
Identificação das qualidades e deficiências atuais para o planejamento do futuro;
Faturamento x Fluxo de caixa: Quando os recursos estarão disponíveis?
Planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo;
Gestão do risco na atividade pecuária;
Gestão de equipes nas empresas agropecuárias;
Ferramentas de gestão disponíveis no marcado;
Experiência prática de gestão estratégica em pecuária de corte.
Investimento:
Sócios da ACNB não tem custo;
Não sócios R$ 150,00.